terça-feira, 13 de maio de 2008

Chegou o Frio





Chegou o Frio
Finalmente começamos a ver os fregueses do nosso frio concelho a utilizar seus cascóis e casacos grossos que dão a ideia de ser o suficientemente quentes para a protecção do frio, embora nem sempre o que parece é, pois é nesta altura do ano que mais visitas são feitas aos centros de Saúde das principais freguesias dos concelhos da região, e todos aqueles que fazem a visita, maioritariamente, apresentam o mesmo mal, isto é, sinais e/ou sintomas de constipação e gripes.
Neste artigo falaremos das outras três, ultimas plantas, “oriundas” do nosso concelho, boas para combater a tão chata gripe típica do Outono-Inverno da Madeira.

O Alecrim pertence à família dos Labiatae, natural da região Mediterrânica de Europa que foi introduzida, possivelmente, por habitantes dessas terras que passarão pelo nosso Concelho. O Alecrim corresponde a um sub-arbusto até dois metros de altura, folhas persistentes e muito abundantes, estreitas, de margens revolutas com indumento densa na pagina inferior. Inflorescência um cacho com flores de cálice verde com dentes desiguais e corola bilabiada de cor rosada a azulada.
A sua utilização medicinal radica na preparação de um chá que serve para combater as dores de cabeça, stress, má disposição e dores menstruais. Se quiser obter um melhor efeito pode juntar ao chá umas folhas de tangerineira, laranjeira ou limoeiro. Normalmente é cultivada junto às habitações.

A Arruda faz parte da família dos Putaceae, e tem origem numa planta autóctone. A arruda corresponde a uma herbácea que pode atingir os 70 cm com ramos prostrados ou ascendentes e folhagem densa. As suas flores são verde-amareladas com 4 pétalas finbriadas.
A infusão em água quente das suas folhas foi referido, por nossos fregueses, para combater dores de cabeça e problemas intestinais.
Habitualmente é plantada em terrenos rochosos secos, expostos e costeiros.
Curiosidade: Na manhã de São-João, em jejum, ingerem-se 2-3 botões com 5 fendas, para proteger do “mau-olhado”. Para protecção da casa, mencionaram a elaboração dum ramo de tangerineira, alecrim, arruda, laranjeira e oliveira, que no dia de Domingo de Ramos é benzido na Igreja Local e depois guardado.







O Eucalipto integra a família da Myrtaceae é oriunda da Tasmânia, cultivada principalmente em zonas de montanha. Entre as suas características encontramos que é árvore de grande porte, pois ultrapassa os 45 metros de altura. Tem poder curativo para a, tão chata e comum nesta altura do ano, congestão nasal e problemas respiratórios em geral.

Sem comentários: