quinta-feira, 15 de maio de 2008

Sistema linfático

O sistema linfático

O sistema linfático faz parte do sistema imunitário do nosso organismo. Este último, combate as infecções e outras doenças.
No sistema linfático, uma rede de vasos linfáticos transporta um líquido transparente, chamado linfa. Os vasos linfáticos são “conduzidos” para os gânglios linfáticos (pequenos órgãos, de forma redonda). Nos gânglios linfáticos existem os linfócitos (um tipo de glóbulos brancos). Os gânglios linfáticos existem no pescoço, axilas, tórax, abdómen e virilhas.
Outras partes do sistema linfático incluem amígdalas, o baço e o timo. O tecido linfático também encontra-se noutras partes do corpo, como o estômago, a pele e o intestino delgado.
Existem muitos tipos de LNH. Todos os tipos de linfoma têm início nas células do sistema linfático.
O LNH tem início quando um linfócito, uma célula B ou uma célula T, torna-se anómala. Geralmente, o LNH começa numa célula B, num gânglio linfático, A célula anómala divide-se para fazer cópias de si própria; as novas células dividem-se novamente, e novamente, originando mais e mais células anómalas. As células anómalas são células cancerígenas, que não morrem quando deviam. Não protegem o organismo de infecções nem de outras doenças. As células cancerígenas podem espalhar-se para quase todas as partes do organismo, ou seja, metastizar.
Muitas vezes, o médico não consegue explicar porque é que uma pessoa desenvolve LNH e outra não. No entanto, a investigação demonstra que determinados factores de risco aumentam a probabilidade de uma pessoa vir a desenvolver esta doença.


Geralmente, os factores de risco mais comuns para o LNH, estão seguidamente apresentados:

* Sistema imunitário debilitado: ter um sistema imunitário debilitado, devido a um problema hereditário, a infecção por HIV (vírus da imunodeficiência humana), devido a certos fármacos ou outros factores, aumenta o risco de desenvolver LNH.
* Determinadas infecções: ter certo tipo de infecções, pode aumentar o risco de desenvolver LNH. No entanto, o linfoma não é contagioso; não se” apanha” linfoma de outras pessoas.



Os principais tipos de infecção que podem aumentar o risco de linfoma, são:

* Vírus da imunodeficiência humana (HIV): O HIV é o vírus que provoca a SIDA (síndrome da imuno deficiência adquirida). A s pessoas que estão infectadas com HIV, têm maior risco de desenvolver certos tipos de LNH.
* Vírus de Epstein-Barr (EBV): A infecção com EBV tem sido associada a um risco aumentado de linfoma.
* Helicobacter pylori: Esta bactéria pode causar úlceras no estômago; pode ainda aumentar o risco da pessoa ter linfoma, no revestimento do estômago.
* Vírus dos linfomas T humanos (HTLV-1): A infecção por HTLV-1 aumenta o risco de desenvolver linfoma e leucemia.
* Vírus da hepatite C: Alguns estudos demonstraram um risco aumentando de linfoma, em pessoas com vírus da hepatite C.
* Idade: Apesar do LNH poder aparecer em pessoas jivens, a probabilidade de desenvolver esta doença aumenta com a idade. A maioria das pessoas com LNH tem mais de 60 anos.

Está a ser estudada a obesidade e outros possíveis factores de risco para o LNH. As pessoas que trabalham com herbicidas, ou determinados químicos, podem ter um maior risco para esta doença. Está bem a ser estudada a possível relação entre a utilização de tintas para o cabelo, antes de 1980, e o LNH.
Felizmente, a maioria das pessoas que apresentam factores de risco para LNH, não chegam a desenvolver a doença. Por outro lado, muitas pessoas que desenvolvem a doença, não apresentam quaisquer factores de risco.
Se pensa que pode apresentar risco aumentado para ter LNH, deverá discutir essa preocupação com o médico. Assim, poderá saber como reduzir o risco e qual será o calendário ideal para fazer exames regulares.

Os linfomas podem ser agrupados pela sua velocidade de crescimento:

* Indolentes (ou baixo grau): Crescem lentamente. Tendem a causar poucos sintomas.
* Agressivos (grau intermédio ou alto grau): Crescem e espalham-se mais rapidamente. Tendem a causar sintomas graves. Com o tempo, muitos linfomas indolentes tornam-se linfomas agressivos.

Sem comentários: