segunda-feira, 12 de maio de 2008

Medicina Herbolaria

Medicina Herbolária


A medicina herbolária é a ciência encarregada do estudo das plantas com o fim de sua possível utilização para o tratamento de alguns males e doenças. Corresponde a um tipo de medicina alternativa que se baseia nos estudos botânicos junto algumas experiências com o fim de descobrirem o efeito ou possível remédio de uma doença.
Em geral a medicina herbolária estuda as propriedades, características a nível das sementes dos frutos florais, as folhas, os caules das plantas para comprovar/descobrir o seu uso no tratamento de algumas doenças cuja cura a nível científico não apresenta grande avanço.
Normalmente, a medicina herbolária é aplicada através da infusão das folhas ou qualquer outra parte da planta, cujo estudo tenha revelado possíveis melhoras para uma doença. Esta infusão, vulgarmente conhecida como chá, embora não seja a única maneira de aplicar este tipo de medicina alternância, pois também temos uma mistura das folhas ou a parte da planta com álcool, numa proporção de 1: 5.
A maioria das doenças que hoje se conhecem pode ser tratadas com as infusões anteriormente mencionadas como, por exemplo, a gripe, insónias vómitos, etc.
A classificação mais extensa de plantas, ervas medicinais apareceu em 1640 pela mão do cientista Parkinson com um pergaminho que recebeu o nome de Theatrum Botanicum.


Fig. 1: Planta de Camomila

Sem comentários: