quinta-feira, 15 de maio de 2008

Quais as doenças do coração?


No mundo Ocidental há mais pessoas que sofrem e morrem por causa das doenças cardíacas do que por qualquer outra doença. A causa subjacente destas e doutras afecções comuns do coração é uma alteração das artérias chamada aterosclerose, que é uma variedade da arteriosclerose.

* A aterosclerose: Produz-se uma obstrução das paredes das artérias, provocada por depósitos gordos. A artéria endurece e, eventualmente, pode ficar bloqueada. Este processo de endurecimento chama-se aterosclerose e é a principal causa das doenças do coração.

* A doença coronária: A doença coronária é a responsável por quase todos os casos de “ataque cardíaco”. Dos que sofrem ataques, cerca de 25% morre dentro das horas seguintes. Outros 10% morrem dentro de quatro semanas seguintes. A aterosclerose produz-se quando as artérias ou as suas ramificações ficam bloqueadas, parte do músculo cardíaco que elas irrigam fica privada de oxigénio, e tudo isto provoca um estado de isquémia miocárdia, com dificuldade respiratória e dores no peito (angina), especialmente ao fazer exercício ou ao estar num estado de tensão emocional.

* A angina de peito: A angina é a dor que se sente na região torácica interna, por detrás do esterno, por causa da diminuição do fluxo sanguíneo em algum sector do músculo cardíaco. A dor, o incómodo ou a sensação de pressão podem ser intensos e o nível de angústia varia. A dor pode fundir-se pelo ombro e o braço (geralmente do lado esquerdo), mas também pode afectar ambos os braços, o pescoço e até a parte inferior do rosto. Estes sintomas parecem-se com os de um ataque de coração, mas, regra geral, duram apenas alguns minutos.

* O ataque cardíaco: O ataque cardíaco acontece quando a circulação do sangue através de uma artéria coronária, ou de uma das suas ramificações maiores, fica interrompida por um trombo ou coágulo sanguíneo, por causa, principalmente, de uma condição avançada de aterosclerose. A região do músculo cardíaco danificada pela falta de sangue é denominada enfarte. Se o enfarte for reduzido e o sistema condutor do coração não se encontrar afectado, há uma boa probabilidade de recuperação.


* A hipertensão: A hipertensão ou tensão sanguínea elevada é a causa seguinte mais comum e perigosa das doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos. A hipertensão, denominada “assassino silencioso”, não produz sintomas durante os primeiros quinze anos e passa inadvertida se não controla a tensão sanguínea.

* A insuficiência cardíaca: A insuficiência cardíaca ou insuficiência cardíaca congestiva acontece quando o coração não pode continuar a bombear o sangue eficientemente. Pode ser o resultado de diversas causas: um coração debilitado por um ataque ou outra doença local. Como febre reumática ou endocardite infecciosa; válvulas defeituosas do músculo cardíaco que não controlam bem o fluxo de sangue no interior das câmaras do coração, o que torna a acção de bombardeamento ineficaz; e anemia, doença em que o coração deve bombear uma quantidade adicional de sangue para poder compensar a menor quantidade de oxigénio levado pelo sangue.

Sem comentários: